NotíciasPublicações, Vídeos, Novidades e Eventos

O país, que é um importante exportador, registra milhares de mortes relacionadas à inalação do material entre seus trabalhadores.

Por 

Doracy Maggion estava no consultório médico quando as notícias saíram. Ele voltou para sua casa em Osasco, uma cidade nos arredores de São Paulo, Brasil, e seu filho apressou-se a anunciar o resultado da votação: por sete votos a dois, quarta-feira, 29 de novembro, os juízes da A Suprema Corte proibiu o amianto do gigante da América Latina. "Meu Deus, eu não acho que já senti uma tal alegria", diz ele .

Aos 80 anos, Doracy Maggion sabe que seus dias estão numerados. O velho sofre de asbestose, uma condição pulmonar grave relacionada à inalação do minério. Empregado pelo amianto gigante Eternit como mecânico de manipulação desde os 31 anos até os 53 anos, descobriu a doença poucos anos após a sua aposentadoria. "Havia pó de asbesto em todo o chão, mas ninguém nos contou nada. A empresa não tem consideração pelos seus funcionários. Pelo menos nossa luta terá sido usada para proteger nossos filhos ", ele suspira.

Um grande produtor e exportador de amianto, o Brasil está virando uma página em sua história, juntando-se à massa de países que proibiram o material de danos inconfundíveis.

Responsável pelo mesotelioma, câncer de pulmão, asbestose e outros tipos de câncer, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) causou 107 000 mortes em amianto em 2004. No Brasil, um estudo realizado Francisco Pedra, da Fundação Fiocruz, registrou 3.718 casos de mesotelioma entre 1980 e 2010. Um número amplamente subestimado, de acordo com o autor, ressaltando que muitos pacientes não são diagnosticados.

Com base nesses dados assustadores, os juízes da Suprema Corte descobriram que a lei federal de 1995 que autoriza o "uso controlado" de amianto crisotila, ou amianto branco, considerada por um tempo e erroneamente como menos tóxica , violou a Constituição brasileira, que deve garantir a saúde dos trabalhadores.

 

Le monde ok

Fonte: Le Monde